O Minhocão do Maluf

Elevado Pres. Costa e Silva (Minhocão) 1970

Morei num apartamento

alugado de Junho/1964 a Outubro/1980. Fundos, último andar de um prédio na Rua Frederico Steidel, cuja extensão de um quarteirão apenas, liga a Avenida São João ao Largo do Arouche. Janelas com vista para a Igreja de Santa Cecília, Loja Clipper (hoje uma agência Bradesco), um terreno quase baldio – com uma construção abandonada, e uma vila particular.

A vila,

em forma de Y, tinha como ponto de convergência um poço tampado, onde podíamos nos sentar à sombra de uma frondosa paineira. Tenho vivos na memória esse e outros cenários desse entorno, mas que foram apagados da realidade pela construção do Elevado Costa e Silva, o famigerado Minhocão, com 3 km de extensão. Obra do Maluf, polêmica como ele.

Por um lado,

dizem, é o progresso: era preciso interligar melhor as regiões Leste e Oeste de S.Paulo. Não concordo até hoje; àquela ocasião, havia espaço para uma interligação mais apropriada e menos impactante. Por onde passa, o Minhocão transborda malefícios. Costumo figurar que é um câncer, e suas consequências, as metástases. A começar por seu posicionamento, rente a centenas de janelas. Junto ao Largo Pe.Péricles, da Igreja de Perdizes, Minhocão em cima do Viaduto Pacaembú: sinceramente, viaduto-beliche eu nunca tinha visto !

Faziam piada:

“O Maluf vai ser processado porque passou o Minhocão no Padre Péricles !”

“Agora mais largo do que nunca!” – completava eu, que ria mas igualmente lamentava.

A deterioração urbana causada pela obra corroeu marcos expressivos ao longo do seu percurso, referências locais importantes. Desapareceram casas e moradores, desapropriados sumàriamente a preços irrisórios. Uma parcela significativa de inquilinos e proprietários dos imóveis remanescentes mudaram-se, incomodados.

Hoje,

26 de Dezembro de 2009, ouvi na Rádio CBN que a Prefeitura de São Paulo pretende demolir o Minhocão num prazo de 15 anos. Será brincadeira? Piadas sobre ele continuam me fazendo rir.

E chorar ! …

Praça Mal. Deodoro, SPaulo/SP – 1942

 

Rua Amaral Gurgel 1970

Rua Amaral Gurgel 1970

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: